A sala de multimídia na fundação CEU é fria, cheia de cadeiras, escura e só clareia quando liga um retroprojetor. Este recebe os dados de um computador, que fica no fundo da sala e projeta os dados transformados em imagem em um grande telão branco numa das paredes. Este lugar fica no acampamento Peraltas, Brotas-SP, Brasil.
O vídeo que nós assistimos lá se chama “A família do Sol”, e falava sobre os planetas do sistema solar e sobre cometas.
Esse vídeo era uma simulação de uma nave espacial onde nós passávamos por todos os planetas e por um cometa. Era possível soltar sondas espaciais em todos os planetas e, quando nós soltamos uma em Vênus, a pressão atmosférica e a chuva ácida lá fizeram com que a sonda implodisse!
Nesse mesmo vídeo ele mostrou como seria uma sonda que fosse para Netuno: Teria um pára-quedas para captar os ventos em alta velocidade que tem lá.
Assistimos a outro vídeo sobre foguetes e a vida no espaço e nele disse que os astronautas comem comida especial, dormem em sacos de dormir e tem de fazer no mínimo 2 horas de exercícios por dia.
Uma coisa que me marcou foi descobrir que existe um planeta chamada Gliese 581. Esse planeta é parecido com a Terra e existe uma probabilidade de lá existir vida! Eu pessoalmente estou empolgado com futuras pesquisas sobre ele.
(por Fabio Motta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog é mantido pelos alunos do sexto ano da Escola Projeto Vida, sob coordenação da área de Língua Portuguesa. A manutenção do blog e a divulgação dos textos dos alunos visa a promover o uso racional das tecnologias de informação, a ampliar o público leitor dos textos produzidos na escola, e a tematizar a importância da comunicação escrita e da revisão linguística na divulgação de textos escritos.