Este é um projeto permanente de leitura no ensino
fundamental II da Escola Projeto Vida.
No 6º ano, o projeto tem o objetivo de contribuir para a
formação de leitores, fazendo refletir a respeito das escolhas pessoais de
leitura de cada aluno.
Ao professor caberá ampliar as escolhas de livros, sugerindo
autores e títulos, promovendo visitas a bibliotecas e recomendação entre alunos.
Sugerimos a escolha e leitura de 10 títulos (livros) ao
longo do ano.
Propomos também o registro de leitura em um diário. O diário
de leitura é um espaço de diálogo entre leitor e obra, o que contribui para o
exercício da leitura crítica de textos.
Pedimos aos alunos para registrar as expectativas que
justificam suas escolhas de leitura. E também para avaliar as leituras
realizadas, repensando sua expectativa e escolhas futuras.
O aluno fará suas
anotações no diário de leitura principalmente em casa. O professor vai
sugerir roteiros para a construção do diário de leitura e vai também acompanhar
a feitura do diário.
São estes os critérios para avaliação do projeto de leitura
pessoal:
1.
Organização do diário de leitura;
2.
Quantidade de livros registrados no diário.
3.
Qualidade dos registros: adequação aos roteiros
propostos pelo professor; criação de roteiros pessoais e autonomia de
registros.
4.
Atividades em sala de aula – rodas de atividades
, comentários críticos do texto, debates sobre livros, entre outras.
VBoa leitura a todos!
Louise Otero, professora.
Muito legal, acho que se eu ler vou ficar animada.
ResponderExcluirIsabella Dutra
vou adorar o livro(espero)!!
ResponderExcluir