quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O movimento surrealista nas artes plásticas

Para iniciar o processo de escrita de contos do gênero fantástico, a professora Luana, de Artes, deu uma aula sobre surrealismo. Veja os pontos principais dessa aula.

O que foi o movimento surrealista?

O surrealismo, como movimento artístico, surgiu na França, no período entre as duas guerras mundiaisaproximadamente 1920. Começou como um movimento literário, que se baseava na associação livre de ideias, como forma a libertar o subconsciente do realismo, num tipo de automatismos que touxessem à tona um tipo de imaginação que não seja limitada pelo racional e convencional, dando a conhecer os processos primários pelos quais o pensamento humano acontece.







 Os surrealistas procuravam inspiração na obra do psicólogo austríaco Sigmund Freud (1856–1939) que pretendia acessar a zonas da mente humana habitualmente bloqueadas pela educação, e inibições sociais. O que Freud procurava através da hipnose e estudo dos sonhos, os surrealistas tentavam ao criar imagens surpreendentes, bizarras e chocantes, desprovidas de racionalidade. Em ambos os casos a resposta estava no acesso ao subsconsciente.


Processos de criação dos artistas surrealistas do início do século XX
- Tentavam unir duas ou mais realidades distantes;
- Buscavam novos estados de consciência: exploraram a hipnose, o sonho, o transe, sessões de debates coletivos sobre os sonhos, jogos de palavras e espontaneidade, como brainstorm;
- Foco nos sonhos, pesadelos, desejos, medos – devaneios, a loucura;
- Escrita automática, que consistia em escrever tudo aquilo que vem à mente, sem cortes. As associações de ideias mais obscuras e ilógicas então apareceriam.
- Recortes de jornal eram usados ao acaso para compor poemas e histórias.


Alguns dos pintores mais destacados da arte surrealista são:

Juan Miró:

Salvador Dali:

A persistência da memória  Salvador Dali, 1931

René Magritte:

"La mnazna", René Magritte.

Max Ernest:




Yves Tanguy:



Destacam-se também alguns trabalhos fotográficos, como os do artista brasileiro Boris Kossoy:





Pesquise mais:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/cultura/artes/0015_03.html
http://brunolacerda.com/2010/09/03/cadavre-exquis/
http://ajanelaencantada.wordpress.com/surrealismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é mantido pelos alunos do sexto ano da Escola Projeto Vida, sob coordenação da área de Língua Portuguesa. A manutenção do blog e a divulgação dos textos dos alunos visa a promover o uso racional das tecnologias de informação, a ampliar o público leitor dos textos produzidos na escola, e a tematizar a importância da comunicação escrita e da revisão linguística na divulgação de textos escritos.