segunda-feira, 17 de março de 2014

A origem dos seres vivos

Você assistirá à parte três do documentário: "A Origem do Planeta Terra".

Após assistir ao vídeo, gostaria que você fizesse um comentário sobre (escolha um ou mais temas):

a) Os seres vivos que estavam no oceano após o descongelamento da Terra bola de neve.
b) Os trilobitas e os monstros que os devoravam.
c) Os seres que tinham o ancestral da coluna vertebral.
d) Por que apesar de tanta vida nos oceanos, a ambiente terrestre ainda era um deserto?
e) Como eram as primeiras plantas terrestres, você conhece algumas delas?
f) Como surgem os seres de quatro patas?
g) Há um comentário interessante no filme a respeito da origem das sementes...




Talvez você tenha que retornar ao vídeo mais de uma vez para completar esta atividade.
Evite escrever apenas se gostou ou não; procure escrever se você já conhecia os seres citados no vídeo, se você já tinha aprendido sobre isso ou não, o que você achou muito diferente ou até mesmo impossível de ter acontecido. Não esqueça de justificar suas respostas.

Bom trabalho!

Professora Cris.

21 comentários:

  1. Os seres vivos que estavam no oceano após o descongelamento da Terra são:os Uiuáquicias,os Trilobitas, os Anomalocares e os Picaias.
    Gabriel Cunha 6 ano C

    ResponderExcluir
  2. Acho que os seres que se desenvolveram na época do congelamento da Terra eram bem mais resistentes do que os animais dessa epóca, e não entendo o porquê da sua evolução.
    Juliana Canashiro Miyagi, 6C

    ResponderExcluir
  3. Foi interessante porque foi legal saber como os primeiros seres vivos apareceram. Thayná 6°c.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei muito interessante o vídeos.Sobre as plantas eu já conhecia os musgos de um passeio q fiz.
    Achei bem diferente o monstro q ficava no mar,o 'anomalocaris',e também n sabia q uma planta conseguia ficar tanto tempo sem água.
    Adorei esse vídeo!!!!!
    MARIANA 6 C

    ResponderExcluir
  5. Eu achei esse video muito legal tabem porque eu estou adorando como foi feito o planeta Tera

    Bruno 6c

    ResponderExcluir
  6. Os seres-vivos de baixo da água eram estranhos,como o tribolitas.


    ass: Márcio 6anoC

    ResponderExcluir
  7. Gostei!O vídeo tira muitas dúvidas,tem partes complicadas,mas mesmo assim tira muitas dúvidas.

    Raphael 6oC

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto esse vídeo. Uma coisa que me chamou muita atenção foi que uma simples especie de quatro patas tenha dado origem a quase todas as especies que conhecemos e até eu e você que esta lendo isso.
    Eu escolhi o assunto D. Resposta: Na superfície do Planeta não tinha especie porque não tinha com ficar ou melhor sobreviver na superfície da Terra só foi possível porque depois de muitos anos a camada de ozônio foi se formando permitindo que os raios utra violetas não entrassem na superfície do Planeta permitindo a vida a cima dos mares.
    E esse vídeo mostra que podem acontecer varias mudanças no Planeta Terra daqui para frente.
    Daniela G.F. 6 ano C

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o video!
    Gostei da quela lesma com um tipo de armadura
    ass Pedro A A

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei o vídeo! Achei incrível como os animais foram se evoluindo, a pergunta que eu escolhi foi a D: Só não avia vida na terra por causa da radiação mortal do Sol, e ainda demoraria anos até q se formasse uma camada de ozônio resistente o suficiente para que essa radiação não afetasse mais a vida na Terra.

    Gabriela M. 6A

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do vídeo.O animal que mais achei interessante foi o Anomonocalis(o monstro) que tem 60cm de comprimento,olhos grandes,dentes afiados e apêndices em forma de garra .Surgiu a partir de bactérias microscópicas. Tudo o que ele precisa fazer para sobreviver é escolher sua presa.

    Tauany 6A

    ResponderExcluir
  12. O vídeo resume bem, e mostrou mais detalhes sobre a Terra e também conta muito sobre a água e que um peixe começou a dar origem a vida.Os primeiros peixes eram grandes. Conta que o Sol derreteu o gelo que se transformou em oxigênio quando reagiu com o peróxido de hidrogênio: 2H2O2 ---> H2O + O2 + calor. Graças a tudo isso que nós existimos.
    Gabriel 6 A

    ResponderExcluir
  13. Eu achei os animais marinhos estremamente esquisitos pelo fato deles terem evoluídos de simples bactérias e de nos erdar a coluna vertebral,porém achei seu jeito de viver bem legal e difícil.

    ResponderExcluir
  14. Achei este video muito legal,eu não sabia que a terra seria feita assim depois da enorme bola de neve que se fez.Eu posso assistir a parte 4?

    Pedro A. Trovato 6ºA

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei achei legal e interessante!
    Bia Oliveira 6ºA

    ResponderExcluir
  16. Eu achei os animais marítimos bem legais e achei estranho o fato deles terem nos herdado a coluna vertebral e eu achei seu jeito de viver bem legal.Vitor 6A

    ResponderExcluir
  17. achei legal,escolhi a pergunta G:
    eu acho que um fato interessante é quando ele fala que o PEROXIDO DE HIDROGÊNEO é o mesmo que usamos para descolorir o cabelo.Achei isso um fato interessante.Laura Perez 6A

    ResponderExcluir
  18. a)Picaias,Trilobitas,Uiuáquicias e os Anomalocares

    c)Ainda não existiam animais terrestres porque aindaq não existia a camada de ozônio

    Gostei muito do vídeo principalmente quando começam a falar sobre as lesmas com armaduras e também gostei bastante do monstro porque achei bem diferente e impressionante.

    Mika Nagahama 6A

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito desse vídeo principalmente do animal marítimos bem legais e achei estranho o fato deles terem nos herdado a coluna vertebral e eu achei seu jeito de vive diferente.
    Beatriz Herrero 6 A

    ResponderExcluir
  20. eu escolhi a pergunta D:foi por conta dos raios utra-violeta do Sol. Eu também me interessei pelo ser tetrapodes que viveu a cerca de 360 milhões de anos atrás porque foi ele quem deu a origem varias espécies inclusível a mim e a você que está lendo este comentário ass: sofia mitie 6 ano B

    ResponderExcluir
  21. o vídeo é legal.
    Gostei da parte que o planeta explodiu com o planeta terra.
    João Pedro 6anoA

    ResponderExcluir

Este blog é mantido pelos alunos do sexto ano da Escola Projeto Vida, sob coordenação da área de Língua Portuguesa. A manutenção do blog e a divulgação dos textos dos alunos visa a promover o uso racional das tecnologias de informação, a ampliar o público leitor dos textos produzidos na escola, e a tematizar a importância da comunicação escrita e da revisão linguística na divulgação de textos escritos.