sexta-feira, 27 de junho de 2014

Diário de viagem


CAMPINAS, SEGUNDO DIA

Nós acordamos as sete e meia da manha, já era o nosso penúltimo dia lá. Meia hora depois já fomos tomar o café da manhã, tomamos o café correndo, pois estávamos ansiosos para começarmos as atividades.

Nossa primeira atividade foi nos dividimos em grupos de três ou quatro pessoas para construir o relógio de Sol e a bússola. Os conteúdos que revemos fazendo a bússola foram a localização e o ponto magnético da Terra. Para fazer a bússola utilizamos apenas um potinho ( raso ) com água, uma rolha cortada no meio e uma agulha. Achei que não ia dar muito certo, mas deu ! Para o relógio de Sol, utilizamos papel, papelão e cola, e também deu certo. Depois disso fomos almoçar todos em silêncio absoluto .

Fizemos um jogo que visitamos quatro lugares: RIO ATIBAIA, E.T.A. (Estação de Tratamento de Água), BASE ELEVATÓRIA e AQUEDUTO, aprendemos muito.

O Rio Atibaia é um rio sujo, que lá sentamos para escrever e perguntar para as pessoas que conhecem o local. Elas disseram que ele nasceu em Nazaré Paulista e vai até Americana, tendo sento e sessenta e cinco quilômetros de extensão. Ele também disse que o Rio Atibaia significa “ Rio Manso “.

Lá também vimos o Aqueduto, que é utilizado para girar rochas e produzir o café e o fubá e, pó, também serve para poupar energia.

Mas depois do jogo, foi o momento mais esperado, de lançarmos os foguetes, alguns foram até quarenta e dois metros!

Depois, foi a hora do "descanso", lançamos e fomos à piscina. Fomos tomar banho e depois jantar.

A noite fomos a um sarau em um observatório, depois que acabou fomos para os quartos dormir.


CAMPINAS, TERCEIRO DIA

Primeiro acordamos, e fomos logo tomar o café. Depois fomos com destino à Unicamp, que lá conhecemos o Museu Exploratório de Ciências.

Na Unicamp, vimos o relógio de sol: Ele era feito de números romanos e ficava sobre uma plataforma de cimento com um arco de ferro em cima com os números recortados.

Também vimos o pêndulo que era uma barra , que quando subíamos nela e ficávamos de pé, ele balançava lentamente, com forme ia abaixando ele acelerava.

Depois de estudar bastante retornamos ao hotel “Solar das Andorinhas". Depois, almoçamos, arrumamos as malas, e embarcamos para São Paulo , que lá encontramos nossos pais e fomos embora.


Por Isabelle Rodrigues e Luana Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é mantido pelos alunos do sexto ano da Escola Projeto Vida, sob coordenação da área de Língua Portuguesa. A manutenção do blog e a divulgação dos textos dos alunos visa a promover o uso racional das tecnologias de informação, a ampliar o público leitor dos textos produzidos na escola, e a tematizar a importância da comunicação escrita e da revisão linguística na divulgação de textos escritos.