quarta-feira, 15 de maio de 2013

VIAGEM AS ESTRELAS

No segundo dia de viajem eu fui no planetário que fica no acampamento Peraltas, no prédio da Fundação C.E.U.(Centro de Estudo do Universo). Era meio escuro lá.

Eu fiquei impressionada com a apresentação, que se chamava “Palco Celeste”, porque era muito realista. Quando apareceu uma cidade, clareou tudo e parecia que eu estava lá e também às vezes, parecia que lá dentro estava se mexendo.

O monitor disse que com o peso do corpo a cadeira ia para trás, mas eu tive algumas dificuldades com a minha cadeira. Quando ela ia para trás, ela voltava para frente. E também tinha alguns ‘dorminhocos’ lá.

Eu aprendi sobre algumas constelações além da Cruzeiro do Sul. Uma delas tinha forma de um barco (eu na lembro o nome dela), outra se chamava Cão maior, outra Cão menor e outra Orion.

Descobri que a segunda estrala mais próxima da Terra fica a trilhões de Km de distância e que a nave mais rápida chegaria lá em 80 mil anos.

Também descobri que o nome da explosão de uma estrela é supernova, e ela pode ser tão forte que você conseguiria ver da Terra.

Em uma parte do filme, que foi pra mim uma das mais interessantes, foi sobre os meteoritos. Eles eram coloridos na apresentação, bonitos e brilhantes. Uma vez foram vistas centenas deles.

Vi a aurora boreal, que são ventos solares, com tons de verde e vermelho. Normalmente são vistos no Alasca e nos Pólos, Norte e Sul. Foi outra parte interessante pra mim.

Depois falaram sobre os OVNIS,(Objeto Voador Não Identificado) e apareceu um OVNI gigante (gigante até demais), então lá parecia que estávamos girando, as luzinhas piscavam e soltaram bolhas de sabão. Também falaram que o Sol era verde.

A apresentação acabou e entrevistamos um astrônomo e ai fomos para a próxima atividade.

(Yara Cintra 6 ano C)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é mantido pelos alunos do sexto ano da Escola Projeto Vida, sob coordenação da área de Língua Portuguesa. A manutenção do blog e a divulgação dos textos dos alunos visa a promover o uso racional das tecnologias de informação, a ampliar o público leitor dos textos produzidos na escola, e a tematizar a importância da comunicação escrita e da revisão linguística na divulgação de textos escritos.