segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

PROJETO DE LEITURA PESSOAL

Este é um projeto permanente de leitura no ensino fundamental II da Escola Projeto Vida. 

No 6º ano, o projeto tem o objetivo de contribuir para a formação de leitores, fazendo refletir a respeito das escolhas pessoais de leitura de cada aluno.

Ao professor caberá ampliar as escolhas de livros, sugerindo autores e títulos, promovendo visitas a bibliotecas e recomendação entre alunos.

Sugerimos a escolha e leitura de 10 títulos (livros) ao longo do ano.

Propomos também o registro de leitura em um diário. O diário de leitura é um espaço de diálogo entre leitor e obra, o que contribui para o exercício da leitura crítica de textos.

Pedimos aos alunos para registrar as expectativas que justificam suas escolhas de leitura. E também para avaliar as leituras realizadas, repensando sua expectativa e escolhas futuras.

O aluno fará suas anotações no diário de leitura principalmente em casa. O professor vai sugerir roteiros para a construção do diário de leitura e vai também acompanhar a feitura do diário.

São estes os critérios para avaliação do projeto de leitura pessoal:

1.       Organização do diário de leitura;
2.       Quantidade de livros registrados no diário.
3.       Qualidade dos registros: adequação aos roteiros propostos pelo professor; criação de roteiros pessoais e autonomia de registros.

4.       Atividades em sala de aula – rodas de atividades , comentários críticos do texto, debates sobre livros, entre outras.  

VBoa leitura a todos!

Louise Otero, professora.

2 comentários:

Este blog é mantido pelos alunos do sexto ano da Escola Projeto Vida, sob coordenação da área de Língua Portuguesa. A manutenção do blog e a divulgação dos textos dos alunos visa a promover o uso racional das tecnologias de informação, a ampliar o público leitor dos textos produzidos na escola, e a tematizar a importância da comunicação escrita e da revisão linguística na divulgação de textos escritos.